Como montar loja virtual para vender produtos impressos em 3D

Não há dúvidas de que as redes sociais possibilitam ganhar dinheiro online vendendo produtos. No entanto, ter um e-commerce próprio possibilita que você tenha controle sobre sua própria plataforma e dos dados dos clientes, possibilitando gerar experiências personalizadas a cada um.

Neste artigo, vamos mostrar o essencial para você montar uma loja virtual e ganhar dinheiro vendendo produtos impressos em 3D.

Escolha uma plataforma para vender online

Montar loja virtual já exigiu muito conhecimento em desenvolvimento de sites. Atualmente, há diversas opções gratuitas e pagas que lhe possibilitam criar sua loja online rapidamente.

Entretanto, é importante destacar desde já que soluções gratuitas podem ser úteis para começar a vender online, mas que se o seu objetivo é que seu negócio de impressão 3D se desenvolva de modo sustentável, considere usar recursos gratuitos apenas no início.

É importante migrar para plataformas pagas ou desenvolver seu próprio e-commerce à medida que as vendas crescerem. Isso porque nem todas as lojas virtuais gratuitas oferecem templates responsivos e com boa usabilidade tanto no desktop, como no mobile.

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Hoje, não ter um site que ofereça uma boa experiência de navegação em smartphones e tablets é não posicionar sua empresa adequadamente no mercado. De acordo com o NuvemCommerce 2020, as vendas por mobile no último ano atingiram quase 65% do share, e a tendência é de crescer ainda mais em 2021. Portanto, dê bastante atenção aos acessos na sua loja online via mobile!

Conheça algumas boas alternativas gratuitas.

Plataformas para montar loja virtual grátis

Wix: Essa é uma plataforma bem popular e que permite a criação de site e loja virtual gratuitamente sem conhecimento técnico.

O Wix oferece formas de gerenciar pagamentos, criar cupons de desconto, rastrear as entregas, além de alguns recursos de Marketing Digital e SEO. Entretanto, não possui integração com meios de pagamento e Correios, sendo necessário que você administre por conta própria em outro ambiente.

Mercado Shops: É uma solução parte do Mercado Livre. Não há cobrança por visitas na loja virtual ou número de produtos.

Uma facilidade oferecida pelo Mercado Shops é a integração com o Mercado Livre. Ou seja, seus produtos também são exibidos no marketplace do Mercado Livre. Apesar de fácil de colocar no ar sua loja online, a ferramenta oferece poucas possibilidades de configuração.

WooCommerce: Esse é um poderoso plugin de e-commerce utilizado no WordPress.

O WordPress é o sistema de gestão de conteúdo mais popular do mundo – é utilizado por 35% de todos os sites da internet! Tamanha adesão significa que o WooCommerce possui uma série de recursos, entre eles a integração com sistemas de pagamento populares como PagSeguro, PayPal e Mercado Pago.

Por ser integrado ao WordPress, você também pode personalizar sua loja virtual com diversos plugins. Entretanto, nem tudo é tão simples de usar, então pode ser necessário contar com apoio de desenvolvedores para configurar sua loja online.

Opções para montar loja virtual paga e confiável

Se você já está em condições de investir, mas ainda não a ponto de ter uma equipe de desenvolvimento para criar seu próprio e-commerce, aqui está uma lista de plataformas pagas para você criar sua loja virtual confiável.

NuvemShop: Com mais de 75 mil lojas virtuais ativas, a NuvemShop é a plataforma líder em e-commerce na América Latina. A tendência é que os serviços sejam ainda mais aperfeiçoados, pois a startup acaba de receber um aporte de R$ 500 milhões com o objetivo de crescer 20 vezes em cinco anos.

A NuvemShop oferece integração com os principais meios de pagamento e taxas competitivas que podem beneficiar seu negócio. Além disso, também conta com SSL gratuito, integração com Correios e JadLog e layouts profissionais e otimizados.

Shopify: A Shopify é uma das plataformas de loja virtual mais populares do mundo. Por ser global, seus planos são cobrados em dólar e custam a partir de US$ 29. Entre os recursos oferecidos estão: loja virtual com blog, produtos ilimitados, suporte, integração com marketplaces virtuais e redes sociais, certificado SSL gratuito e recuperação de carrinho de compras abandonado.

Mesmo que você não opte pela Shopify por causa dos custos, você pode se interessar pelas ferramentas gratuitas oferecidas pela plataforma. Entre elas: gerador de código de barras, gerador de política de privacidade e calculadora de margem de lucro.

Weebly: Com valores a partir de US$ 12 no plano anual, o Weebly oferece recursos importantes que vão além das integrações básicas necessárias. Por exemplo: certificado de segurança SSL, conexão com domínio personalizado, busca no site, formulários para captura de leads e suporte técnico via chat, e-mail e telefone.

Domínio próprio, integração e segurança

Ter o próprio domínio transmite segurança e fortalece sua marca na internet. Por exemplo, nosso domínio é www.cliever.com. É importante para nós porque é a nossa casa na internet. Não é à toa que se chama domínio, pois nós estamos no controle da situação.

Por que no “controle da situação”?

Porque quem vende online somente pelas redes sociais está à mercê dos algoritmos e dos servidores de terceiros. Não é raro sites como Facebook e Instagram, e mensageiros como WhatsApp e Messenger caírem. Como não é um serviço contratado por você mesmo, não há nada a fazer nesses casos a não ser esperar.

Embora montar loja virtual por conta própria ou via serviços como os que mencionamos não impeça que seu e-commerce fique fora do ar, as chances de resolver rapidamente o eventual problema são maiores, pois você poderá contar com técnicos dando suporte.

Isso sem falar que nenhum dos serviços atende em nível global como o Facebook, por exemplo, então a demanda é consideravelmente menor de lidar.

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Você deve ter percebido que falamos muito em integração e segurança. Ambos recursos são essenciais para ter uma loja virtual de sucesso. Isso porque a integração com meios de pagamento e serviços de distribuição (em casos de lojas online que vendam grandes volumes) automatizam tarefas que não devem ser de sua responsabilidade.

A segurança também é imprescindível por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e para ter um bom ranqueamento orgânico no Google. Aí que entra a importância do certificado SSL e outras medidas que cada plataforma adota para tratar bem os dados sigilosos de seus clientes.

Teste outras lojas virtuais

Visite lojas digitais de outras empresas do ramo de impressão 3D para conhecer recursos utilizados. Também é uma forma de identificar o que os clientes dos concorrentes está falando sobre os produtos.

Essa é uma forma de você aprender com os bons exemplos dos players do mercado, e conhecer os pontos fracos dos concorrentes para fortalecer sua marca, oferecendo impressos 3D com qualidade superior às demais ofertas no mercado.

Fotos e descrição dos produtos

Os testes realizados nas lojas online de outros players do mercado também vai lhe auxiliar a entender como fazer fotos dos impressos 3D e como descrever seus produtos.

Fotos com boa iluminação e em ângulos que valorizem os principais atributos dos impressos são importantes para estimular a compra por parte dos potenciais clientes.

A descrição se soma ao visual, mas também é fundamental detalhar as características como uma forma de posicionar bem seu produto no Google. É importante trabalhar o texto de modo persuasivo e aprender técnicas de Search Engine Optimization (SEO).

Sobre e FAQ

É importante contar a história da sua empresa e quem compõe sua equipe. Comprove que sua empresa é real e confiável. Por isso, construa uma área de “sobre” ao montar sua loja virtual.

Outra área importante é a de Frequently Asked Questions (FAQ), ou perguntas frequentes. Transforme as dúvidas de seus clientes (e dos consumidores de seus concorrentes) em respostas no seu FAQ.

Montar loja virtual com um FAQ que responda as principais perguntas feitas pelos usuários é uma ótima forma de trabalhar o SEO e ranquear bem no Google!

Política de privacidade e devolução

A LGPD já está em vigor no Brasil. No entanto, a aplicação de multas ainda não teve início. A estimativa é que comecem a ser aplicadas em empresas que descumprirem as normas a partir de agosto de 2021, com possibilidade desse prazo ser adiado para 01/01/2022.

A legislação é bastante ampla e exige diversas adequações por parte dos empreendimentos. Isso envolve desde o armazenamento de cookies de navegação até a gestão dos dados cadastrais dos clientes que comprarem em sua loja online.

No começo pode ser inviável contar com uma consultoria ou profissionais da área jurídica. Uma solução pode ser usar os modelos disponibilizados pela Shopify para iniciar de modo adequado: Gerador de termos e condições e gerador de política de privacidade.

Apesar de existirem esses templates, é importante que você desenvolva sua própria política de devolução. Sabemos que muitos impressos em 3D podem demandar cuidados extras no transporte, a fim de não estragar os produtos. Então, é prudente estabelecer bem essa política, de modo que proteja sua empresa e defina os casos em que o cliente precisa ser ressarcido.

Invista em Marketing Digital

Se você começou vendendo seus impressos 3D em redes sociais como Instagram ou Marketplace do Facebook pode estar ciente da importância de investir em Marketing Digital. Entretanto, se você vai começar agora a ganhar dinheiro na internet, tenha em mente que não adianta apenas montar loja virtual, é preciso divulgá-la adequadamente.

Os próprios Facebook e Instagram, bem como o WhatsApp Business, permitem integrar sua loja com suas contas nessas plataformas. Confira aqui como criar um catálogo.

Suas chances de vender mais online são maiores ao integrar um catálogo e produzir conteúdo com consistência nas redes sociais. Outro fator importante é investir em anúncios para gerar conversão em sua loja virtual.

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