Com a ajuda da impressão 3D alunos tentam solucionar casos arquivados nos EUA

 

Casos Arquivados ou Cold Cases são aqueles que não foram completamente solucionados por falta de provas que pudessem apontar o culpado, porém ficam no aguardo caso surja qualquer nova evidência ou tecnologia que possa auxiliar na sua reabertura e por fim na sua resolução.

new-york-students-try-to-crack-unsolved-cold-cases-with-the-help-of-3d-printing-01

Com a ajuda da impressão 3D, alunos da Academia de Arte de Nova Iorque fazem o seu melhor em um workshop de escultura para conseguir chegar à base destes casos. E para isso, usaram réplicas impressas em 3D de crânios de vítimas de casos arquivados que se espalham pelos Estados Unidos, desde Califórnia e Nova York até a Guerra Civil dos EUA.

new-york-students-try-to-crack-unsolved-cold-cases-with-the-help-of-3d-printing-02

O objetivo do grupo de 15 artistas foi usar o crânio impresso em 3D como base para sobre ele poder recriar os rostos destas vítimas em argila, usando o método écorché.

new-york-students-try-to-crack-unsolved-cold-cases-with-the-help-of-3d-printing-04

Para produzir a réplica final,  detalhes como, um palpite sobre gênero, estimativa de idade, onde o corpo foi descoberto e objetos pessoais foram providenciados aos alunos.

new-york-students-try-to-crack-unsolved-cold-cases-with-the-help-of-3d-printing-03

A partir daí começa o lento processo de adicionar músculo, tendões e textura de pele ao crânio impresso em 3D com o objetivo de ter o modelo mais aproximado da vítima.

new-york-students-try-to-crack-unsolved-cold-cases-with-the-help-of-3d-printing-07

Conforme o grupo de artistas trabalhava em suas criações, John Volk, o diretor do programa comentou o quanto a sala mudou conforme as esculturas progrediam. “É um tipo estranho de sentimento quando você entra na sala e percebe que as 15 pessoas agora são 30 no mesmo lugar. Agora os crânios impressos em 3D não são mais uma ideia abstrata. Eles são alguém”

new-york-students-try-to-crack-unsolved-cold-cases-with-the-help-of-3d-printing-06

new-york-students-try-to-crack-unsolved-cold-cases-with-the-help-of-3d-printing-05

Incrível não é?

Veja mais aqui.