Veja a primeira réplica impressa em 3D de um osso oracular chinês de 3000 anos

osso oracular 3d-2

Pesquisadores da Biblioteca da Universidade de Cambridge anunciaram nesta semana a criação que eles acreditam ser a primeira réplica 3D do mundo de um osso oracular chinês com cerca de 3000 mil anos. Você pode ver a imagem em alta resolução deste osso de 9X14cm em 360º aqui. 

Datadas de 1339 a 1112 AEC (Antes da Era Comum) as inscrições em ossos oraculares são os documentos mais antigos da língua chinesa. Estas inscrições recordam questões importantes e eventos da época.

osso oracular 3d-3

A versão impressa em 3D do Osso Oracular CUL.52 como é chamada, faz com que as marcas e gravuras ainda mais visíveis que no osso original e desta forma evita com que ele seja danificado devido ao seu manuseio. Os pesquisadores revelaram que as inscrições deste osso referem-se ao ritual de sacrifício de um boi a um ancestral real.

osso oracular 3d

Incrível o quanto a impressão 3D pode revolucionar a nossa vida, já vimos exemplos significativos na medicina, arquitetura, prototipagem e hoje vemos que a história também se beneficia com esta tecnologia que só tende a crescer.