Impressão 3D na construção civil – Eis que surge um sistema extrusor de concreto

conprint3d-conceptual-system-3dprinting-concrete-structures-recognized-bauma-2016-1

Muitas construtoras e startups começaram a reconhecer o potencial e as vantagens de usar manufatura aditiva no processo de construção civil, pois oferece muita economia e uma forma eficiente de construir. Companhias como WinSun já foram pioneiras na construção com impressão 3D tendo feito o design e manufaturado aditivamente Vilas Impressas em 3D e Jardins Chineses e agora, muitas outras companhias estão seguindo a onda da tendência inovadora.

conprint3d-conceptual-system-3dprinting-concrete-structures-recognized-bauma-2016-4

Um time de pesquisa da Universidade de Tecnologia de Dresden (Alemanha) criou o conceito da CONPrint3D, uma tecnologia que permitiria imprimir concreto em larga escala. O projeto, que foi apresentado na Bauma, a maior feira sobre maquinário, materiais e técnicas para construção civil, em Munique e ainda recebeu o Prêmio Bauma de Inovação na categoria educação.

conprint3d-conceptual-system-3dprinting-concrete-structures-recognized-bauma-2016-3

conprint3d-conceptual-system-3dprinting-concrete-structures-recognized-bauma-2016-2

O objetivo da tecnologia é eventualmente imprimir em 3D estruturas de concreto em larga escala usando braços robóticos. O concreto é um dos materiais de construção mais utilizados atualmente e é bastante caro, especialmente quando levamos em conta o custo dos andaimes e cofragens (muitas vezes não podem ser reutilizados e são descartados) que fazem parte do processo para manter o concreto na sua forma desejada,

Por estas razões e querendo eliminar o custo e lixo descartado que CONPrint3D foi criada. A tecnologia é desenhada para ser capaz de aplicar o concreto diretamente no local de construção em um sistema aditivo camada por camada sem a necessidade de cofragens ou andaimes.

conprint3d-conceptual-system-3dprinting-concrete-structures-recognized-bauma-2016-6

Quer saber mais? Clica no vídeo aí!